quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O Livro do Amanhã


Autor: Cecelia Ahern
Editora: Editorial Presença
Páginas: 280
ISBN: 978-972-23-4621-4

Sinopse:
Tamara Goodwin tem dezasseis anos e vive confortavelmente numa mansão moderna com seis quartos, habituada a ter tudo o que quer quando quer. Mas, quando o pai morre deixando inúmeras dívidas, Tamara e a mãe não têm outra alternativa senão vender tudo e ir viver com parentes para um lugar distante e isolado junto ao castelo de Kilsaney. Para Tamara o choque parece inultrapassável, até que um dia uma biblioteca itinerante chega à vila trazendo consigo um misterioso livro encadernado a couro e fechado com um cadeado dourado…

Opinião:
Começo por dizer que adoro esta autora. Gosto dos mundos de fantasia misturada com a realidade que ela cria. Faz-nos sempre pensar que no nosso mundo real, se quisermos, também pode existir alguma magia.

Este livro conta-nos a história de Tamara, uma adolescente mimada, rebelde que nunca teve falta de nada na vida. Com a morte do seu pai, perdeu tudo, sendo obrigada a viver com a mãe numa terrinha pequena no meio do nada, com familiares estranhos. Cedo, começa a perceber que existem muitos segredos e mistérios que todos tentam encobrir. Curiosa, com a intenção de ajudar a mãe, e com a ajuda do Livro do Amanhã, que encontra numa biblioteca, vai tentar descobrir o que tanto escondem.

Transcrevo aqui um pequeno excerto que achei delicioso e penso que transmite o que nós “leitores compulsivos” sentimos pelos livros.

(...) os livros estão lá, quase por magia, ansioso por que as pessoas lhes peguem. A pessoa certa para o livro certo. É como se eles já soubessem de que vida precisam fazer parte, como podem fazer a diferença, como podem ensinar uma lição, por um sorriso num rosto no momento certo. Agora penso nos livros de um modo diferente."

É um livro que nos agarra e não o podemos largar sem descobrir o segredo escondido. Surprendeu-me ver a forma como uma personagem adolescente, que era fútil e egoísta, cresceu ao longo da história, como analisou a própria vida, tirando daí lições importantes para o futuro.

É uma leitura muito agradável, que nos obriga a reflectir sobre certos aspectos da vida.

Recomendo!

Nota (escala 1 a 10): 7

IrishGirl

1 comentário:

  1. Olá olá IrishGirl! Também adoro esta autora (fui influenciada por ti!)
    Já não é a primeira vez que reparo que esta autora tem a capacidade de amadurecer as personagens, o que é interessante.
    Mais um livro que tenho de acrescentar à minha mini-mini biblioteca!

    Beijinhos

    ResponderEliminar