sexta-feira, 12 de abril de 2013

Michel Vaillant em Portugal - Parte I

















Título: 5 Filles dans la Course!
Autor: Jean Graton
Editora: Le Lombard
Páginas: 46

Língua: Francês
Colecção: Michel Vaillant nº19
ISBN: 2-8036-0062-5


Tal como prometido no post relativo ao "Au Nom du Fils" é tempo de abordar os livros da colecção Michel Vaillant passados em Portugal.
 
O primeiro, livro nº19, editado em 1971, de título original "5 Filles dans la Course!" e editado em Portugal no ano de 1981 com o nome "Rali em Portugal", centra-se na 3ª edição do Rali TAP disputada no ano de 1969.
 
Dando seguimento ao álbum anterior, "De L'huille sur la Piste", a história deste livro tem como foco principal o relacionamento entre os pilotos de automóveis e as mulheres. Com o Rali de Portugal como pano de fundo, a equipa Vaillante junta-se a outras duas equipas mistas para termos cinco raparigas na corrida.

Michel faz parceria com Françoise Latour a sua futura mulher, mas é o eterno mulherengo Steve Warson que se torna na personagem principal do livro. Para além da sua companheira de viatura, a Portuguesa Cândida Maria de Jesus, que no seu estilo habitual tenta conquistar, é confrontado com a presença da quinta rapariga, a Americana Betty, "la grande saucisse", que lhe fará a cabeça em água ao longo de todo álbum e que terá mais tarde participações nos livros "Rush" e "Des Filles et des Moteurs".
 
A passagem por Portugal é bem notada, o desenho está impecável, e os locais facilmente reconhecíveis, começando pelo primeiro "quadradinho" que nos mostra um 727 da TAP e uma vista do Castelo de S.Jorge com a Ponte Salazar (estamos em 1969) ao fundo bem como o Cristo Rei.

Outra das imagens mais interessantes é o Hotel Palácio do Buçaco onde Steve e Betty têm o seu primeiro "desencontro".
Também curioso é a passagem do Rali pela noite de Sintra, na qual o autor brinda-nos com os comentários dos espectadores, em Português, como são exemplo os "é o Jacky Ickx Anda Jacky!", "mais depressa", "vão matar-se!", "estão doidos!" e a melhor "anda os franceses".
 
Quem também tem um lugar especial no livro é César Torres, o homem que organizou em Portugal aquele que foi considerado, ao longo de vários anos, o melhor rali do mundo.

Uma nota também para a mistura da ficção com a realidade, é que a dupla Gilbert Staepelaere/Nicole Sol, caracterizada neste album, participou mesmo no Rali TAP de 1969 ao volante de um Ford 20M, tendo obtido o mesmo resultado que obtiveram no livro.
 
Um livro interessante que apesar de não ter um argumento dos mais originais, se destaca por ser passado em Portugal.

Nota (escala 1 a 10): 7
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário