sábado, 13 de julho de 2013

Os Cinco Suspeitos

 
Autor: Agatha Christie
Editora: Edições ASA
Páginas: 221
ISBN: 972-41-3254-4                          
Série: As Obras de Agatha Christie nº 14
Título Alternativo: Poirot Desvenda o Passado
 
Sinopse:
Hercule Poirot recebe a visita da jovem Carla Lemarchant. Carla tem uma proposta singular a fazer-lhe: quer que o detective investigue um assassínio. Nada seria mais natural para Poirot, não fosse o facto de o crime ter ocorrido há dezasseis anos e de aparentemente ter sido feita justiça. Caroline, a mãe de Carla, acusada da morte do marido, o artista Amyas Crale, foi condenada e sentenciada a uma pena de prisão perpétua: mas acabaria por morrer um ano depois. Entusiasmado com o desafio de resolver um caso aparentemente óbvio e tão carecido de provas, Poirot inicia a investigação. A tarefa revela-se, no entanto, difícil: encobertos por entre os fantasmas do passado estão segredos, mentiras e... cinco suspeitos.

Opinião:
Gosto de pegar num livro de Agatha Christie de vez em quando. É uma autora que nunca me desaponta mas por vezes consegue surpreender-me da melhor maneira possível.


Costumo comprar dois ou três livros da "Duquesa da Morte" por ano. Aproveito alguns momentos mais livres de preocupação para os ler. Sei que a melhor forma de os apreciar é lê-los rapidamente, de forma a não nos distrairmos da história e assim não nos perdermos, não baralharmos personagens e não deixarmos passar aqueles pequeninos pormenores que estão lá escritos e que poderão ajudar-nos a solucionar o crime.

Sim porque Agatha Christie não é apenas uma leitura. É um desafio. É o prazer de nos enveredarmos na escrita, com o detective estudarmos as provas e no fim termos o gosto de pensar - bem me parecia que era este o assassino. Ou então pelo contrário, sermos magistralmente ludibriados pela autora e não ficarmos nem próximos da resolução.

Christie, daquilo que já tive oportunidade de ler, 19 livros, tem obras boas e obras excelentes, "Os Cinco Suspeitos" é uma obra boa.
Poirot é contratado por uma jovem para investigar um crime do passado. Um assassinato cometido e "resolvido" há 16 anos. O pai da jovem Carla é encontrado morto e a mãe é acusada da morte e presa sem nunca ter dado luta em tribunal e combatido a sua sentença.
Mas é quando Carla, aos 21 anos, lê a carta que a mãe lhe escrevera, antes de morrer na prisão, a afirmar a sua inocência, que esta decide recorrer ao extravagante detective Belga.

Poirrot depara-se com cinco suspeitos. E é a investigação dos acontecimentos que levam ao crime, bem como os relatos de cada um dos cinco suspeitos que seguimos ao longo da narrativa. Facilmente conseguimos descobrir que cada um dos suspeitos poderá ser o assassino, mas qual? E será que é mesmo um desses cinco?

Obviamente que não me posso alongar mais na história, com o perigo de contar coisas que não devo. Apenas acrescento que desta vez não cheguei à conclusão de Poirot. Cheguei sim à solução mais óbvia, aquela que me parece que a autora, sub-repticiamente nos quer fazer acreditar, mas que é quase perfeita não faltasse um pequeno pormenor.

Pequenas curiosidades:
Não consigo ler uma história de Poirot sem ver a imagem de David Suchet. É o Poirot perfeito.

O título original do livro é "Five Little Pigs" uma lengalenga infantil que os versos dizem assim:
    "This little pig went to the market.
      This little pig stayed home.
      This little pig had roast beef.
      This little pig had none.
      This little pig cried "Wee, wee, wee, wee!"
      All the way home."

Amyas Crale o pintor assassinado neste livro faz-me lembrar o pintor Robert Oliver de "Os Ladrões de Cisnes" de Elizabeth Kostova. Artistas...

Nota (escala 1 a 10): 7
TheKhan

2 comentários:

  1. Hello The Khan!

    Ando há bastante tempo para pegar num livro da lendária Agatha Christie e, pelas tuas palavras aqui escritas, posso afirmar que é desta que vou pegar num. Diga-se de passagem que é uma vergonha nunca ter lido nada dela, quando a biblioteca lá de casa está repleta de livros desta autora.
    Tenho uma questão a fazer-te: referiste que há "obras boas e obras excelentes". Qual é para ti a obra primordial de Agatha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia.

      Lê que não te vais arrepender. :)

      A melhor para mim é "As Dez Figuras Negras" ou "Convite para a Morte" em edições mais antigas. É mais uma obra no género Terror que Policial. Aconselho também o "O Assassinato de Roger Ackroyd" porque é... surpreendente.

      Eliminar