domingo, 11 de agosto de 2013

Danças na Floresta

















Autor: Juliet Marillier
Editora: Bertrand Editora
Páginas: 336
ISBN: 9789722516969

Sinopse:
Este livro da autora é inspirado no conto de fadas As Doze Princesas Bailarinas. É a história de cinco irmãs intrépitas, em luta com quatro criaturas sinistras, três misteriosos presentes mágicos, dois amantes proibidos e um sapo enfeitiçado. Há muitos mistérios na floresta. Jena e as suas irmãs partilham o maior de todos, um segredo fantástico que lhes permite escapar à vida diária nos campos da Transilvânia, e que mantiveram escondido durante nove anos. Quando o seu pai adoece e tem de abandonar o seu lar na floresta durante o Inverno, Jena e a sua irmã mais velha, Tati, ficam encarregues de cuidar da casa e das outras irmãs. O surgimento de um misterioso jovem de casaco preto faz nascer o amor numa das irmãs e, subitamente, Jena apercebe-se que tem de lutar para salvar aqueles que lhe são mais queridos. Acompanhada por Gogu , Jena tem de enfrentar grandes perigos para preservar não só as pessoas que ama, como também a sua própria independência e a da família.


Opinião: 
Para escrever este livro, Juliet Marillier baseou-se no conto de fadas das Doze Bailarinas e do Príncipe Sapo, e como sempre, encantou-nos e envolveu-nos num mundo delicioso e mágico.  

Conta-nos a história de 5 irmãs que se vêm obrigadas a tomar conta da casa e dos negócios do pai que está doente e que teve de se ausentar durante o Inverno para terras mais quentes. Através de um portal, as 5 irmãs entram, nas noites de lua cheia, numa floresta mágica que é habitada por seres do Outro Reino. Lá divertem-se, dançam e conhecem seres mágicos, personagens de contos de fadas, com quem aprendem o valor da diferença e do respeito pelos outros. Numa dessas noites, Tati, a mais velha, apaixona-se por um jovem do Povo da Noite que é um povo maldoso, assassino, e bebedor de sangue humano. Cabe a Jena tomar conta das irmãs, da casa, dos negócios e de impedir que a irmã mais velha não se envolva com este ser perigoso, sem que Cezar, o primo arrogante, controlador e mau, descubra o que se passa. As 5 irmãs envolvem-se, assim, numa série de aventuras e de perigos.

Juliet Marillier tem um dom raro, que é ser uma excelente contadora de histórias. Leva-nos para mundos mágicos através da sua escrita envolvente e personagens cativantes. Neste livro, mais uma vez conseguiu conquistar-me. Apesar de ser dirigido ao público Jovem Adulto, e de não ser tão complexo como outros livros da autora, fez-me lembrar um pouco do mundo de Sevenwaters, no sentido em que seres especiais, do outro mundo controlam a vida dos personagens. Ou será que controlam mesmo? Parece-me que os personagens podem sempre fazer as suas escolhas. Em Danças na Floresta, a autora transmite-nos que todos os nossos actos e decisões têm consequências, e devemos pensar bem e reflectir antes de qualquer decisão. 

A escrita, como sempre, é bastante fluída, simples e bem estruturada. A acção passa-se na Transilvânia. Uma terra bastante diferente dos locais dos outros livros, mas que tem também a sua magia e talvez um toque mais sombrio e também interessante.

Este livro, narrado na primeira pessoa, tem personagens fortes e bem construídas. Gostei de todas as personagens. Tanto as "boas" e as "más". Aliás, pela primeira vez, acho que a personagem vilão desta história irritou-me tanto, que adorei odiá-la. Se tivesse que escolher uma personagem preferida, seria essa, por incrível que pareça. Cezar torna-se mau porque quis aquilo que não lhe pertencia. Fez uma escolha má na vida, tenta controlar tudo e todos, é machista e irritante, e acaba por cair no erro de tomar a uma má decisão uma segunda vez. Os outros personagens são aquilo que esperamos deles. Gostei bastante de Gogu. Principalmente, pelos comentários que ele fazia e só Jena é que o podia ouvir.

Resumindo, está longe de ser o melhor de Juliet Marillier, mas é um livro bastante bom. Vale sempre a pena ler esta autora. Prende-nos sempre do início ao fim. 

Nota (escala de 1 a 10): 7 
IrishGirl




Sem comentários:

Enviar um comentário