quinta-feira, 12 de junho de 2014

A Rota Nocturna

















Título Original: Route de Nuit 
Autor: Jean Graton
Editora: Asa/Público
Páginas: 64
Colecção: Michel Vaillant nº4
ISBN: 9789892325972
 
Sinopse:
Michel Vaillant e o seu amigo Steve Warson estão de férias na Côte d’Azur, no Sul de França. Benjamin Vaillant, tio de Michel (que é dono de uma transportadora em Marselha), vê um dos seus motoristas abandonar a empresa levando consigo Yves Douléac, um jovem colega de apenas 15 anos.

Benjamin receia que Yves ande metido em sarilhos e, sabendo que este tem uma profunda admiração pelo seu sobrinho, pede a Michel para intervir. O que não será tarefa fácil, pois Régis Blancardo, filho do novo patrão de Yves, acaba por arrastar o jovem para situações no mínimo suspeita.
 
Opinião:
A Rota Nocturna é o quarto álbum da colecção Michel Vaillant e é inédito em Portugal.
Neste álbum encontramos Michel e Steve em período sabático nas suas carreiras automobilísticas. Assim e com tanto tempo livre vão a Marselha ajudar Benjamin Vaillant, o irmão de Henri, dono de uma transportadora que se encontra em dificuldades com a concorrência a recrutar os seus motoristas.

Nesta aventura assistimos à estreia de Yves Douléac, ainda com 15 anos, que no futuro veremos como piloto Vaillante. O pequeno Marselhês está mais rebelde do que nunca e é a sua mudança para a concorrente Nord-Mediterraineé que motiva o argumento desta história.

Como disse atrás, tirando uma visita de Yves e do seu patrão Regis Blancardo, rufia que também aparecerá em álbum próximo, ao Grande Prémio do Mónaco, não temos mais menções ao desporto automóvel. Este é o primeiro dos álbuns em que Michel não aplica a sua profissão. São raros mas veremos mais alguns álbuns assim ao longo da colecção.

Aqui o "personagem" principal não é o Formula 1 Vaillante mas sim os camiões, do fabricante Francês, utilizados pela empresa do Tio Ben. Mais à frente na série, mais precisamente no álbum 49, Categoria Pesos Pesados, teremos novamente os mesmos protagonistas.

Neste assistimos à iniciação de Steve Warson na condução de camiões. Michel claro, já tem experiência. É interessante vermos os camiões do final dos anos 50, como o Berlier, a percorrer as estradas. O Vaillante está também bem conseguido. O autor tem jeito para desenhar viaturas fictícias, para além claro das reais.

O leitor acompanha um pouco da vida dura dos camionistas, os seus percursos, as suas mercadorias lícitas e ilícitas, a cooperação e companheirismo.

Como curiosidade, o título do livro refere-se a um programa radiofónico de serviços para camionistas da RTF. Roland Dhordain é um dos muitos personagens reais que entram nesta série e que dão aquele toque palpável aos seus livros.

Se não temos corridas de automóveis, não é por isso que não somos premiados com uma boa dose de acção. Michel e Steve têm de cerrar os punhos e lutar. A trama desenvolve-se e há malfeitores para serem apanhados no final do livro. A perseguição final é muito interessante com a ajuda da rede de camionistas e do programa radiofónico.

O livro é de uma forma geral bastante agradável e possivelmente é dos melhores no qual a temática do desporto automóvel não é introduzida.

Nota (escala 1 a 10): 7
TheKhan 

Sem comentários:

Enviar um comentário