segunda-feira, 30 de junho de 2014

O Carro Nº13

















Título Original: Le 13 est au Départ
Autor: Jean Graton
Editora: Asa/Público
Páginas: 64

Colecção: Michel Vaillant nº5
ISBN: 9789892325996
 
Sinopse:
A escuderia Vaillante está de regresso às grandes competições automobilísticas internacionais e vai disputar as 24 Horas de Le Mans. Entre os adversários conta-se o piloto americano Bob Cramer, que conduz o carro nº 13, um Bocar especialmente preparado para a corrida. Steve Warson conhece bem Bob Cramer e sabe que a sua reputação está longe de ser boa. Antiga vedeta do desporto automóvel nos EUA, Cramer foi em tempos destronado por Steve e desde então jurou vingança. Agora, ambos irão defrontar-se nesta prova. Conseguirá Steve aguentar a pressão?
 
Opinião:
A Vaillante está de volta à competição. E volta em força e carregada de dramatismo, como é documentado pelo início do álbum, no qual um comissário anuncia a morte de Michel Vaillant em plenas 24 horas de Le Mans.


Claro está que este início não passou de um pesadelo da Sra. Elisabeth Vaillant, mãe de Michel.

O álbum aqui em análise é uma das obras mais marcantes da série, não só foi responsável pelo script para o filme de 2003, com argumento adaptado de Luc Besson, como também é uma obra que introduz na série um conjunto importante de personagens.

Aqui vamos encontrar personagens tão importantes como Françoise Latour, futura mulher de Michel Vaillant, que aparece com 17 anos, rebelde, algo malcriada provocando a ira do herói da série.

Quem também encontramos em estreia é Bob Cramer, o vilão mais recorrente da série, aquele que começa como um verdadeiro terror, mas que apesar de se encontrar sempre do lado contrário aos bons da fita, encontra por vezes a redenção ao longo da série, sendo inclusive considerado um velho amigo de Steve e Michel num determinado livro no qual veremos o melhor lado de Bob. Cramer é um dos personagens que mais evolui e transfigura-se ao longo da série, e é assim, como já o disse noutra critica o meu personagem favorito. Estou ansioso que seja recuperado para a nova série. Não a viria salvar certamente mas seria um interesse acrescido.

O Carro nº13 é um álbum inédito em Portugal, o que não deixa de ser curioso devido ao apresentado anteriormente, bem como por ser a primeira obra que se foca na sua quase totalidade naquela que é sem duvida nenhuma a prova automobilística favorita do autor Jean Graton.


O livro serve-nos de verdadeira introdução à que provavelmente será a mais importante e famosa corrida do mundo, e não seria Michel um grande campeão se não tivesse algumas vitórias nas 24 horas no seu currículo.

A obra evolui bem, é envolvente mas fico com alguma pena da sua resolução ser algo atabalhoada, com a prova a ser decidida por um factor extra que era dispensável.

O pesadelo de Elisabeth quase se concretiza, o carro nº 13 está à partida, está pintado com as cores vermelha e branca, o seu piloto é louco e vingativo mas uma hesitação de última hora, bem com o virtuosismo de Michel evitam a catástrofe.

É um álbum que tem todos os condimentos para me agradar, pena o factor que falei anteriormente.

Nota (escala 1 a 10): 7,5
TheKhan 

Sem comentários:

Enviar um comentário