sábado, 5 de julho de 2014

A Traição de Steve Warson

















Título Original: La Trahison de Steve Warson
Autor: Jean Graton
Editora: Asa/Público
Páginas: 64

Colecção: Michel Vaillant nº6
ISBN: 9789892326009
 
Sinopse:
Apesar do episódio Bob Cramer, Michel Vaillant consegue vencer as 24 Horas de Le Mans. Após a corrida, durante o briefing dos pilotos com o Sr. Vaillant pai, este faz questão de sublinhar que aquela vitória irá abrir caminho para a penetração da marca no mercado americano. E, para apoiar essa ofensiva comercial, anuncia que a Vaillante irá participar em algumas das provas do calendário automobilístico dos E.U.A.
Steve Warson, que conhece bem os circuitos e os pilotos americanos, está certo de que a luta será renhida e propõe enviar para os Estados Unidos um pelotão de pilotos pronto para todas as eventualidades…
 
Opinião:
O sexto álbum da série Michel Vaillant começa exactamente onde o livro anterior terminou, ou seja, após linha de chegada das 24h de Le Mans.


Michel e Steve sobreviveram no topo à ofensiva Americana na Europa. Agora é a vez da ofensiva Vaillante nos Estados Unidos, primeiramente para conquistar os circuitos automobilísticos e depois para se afirmar comercialmente no enorme mercado Americano.

Neste sétimo álbum da coleção Asa/Público, não inédito em Portugal graças a uma edição da Editorial Íbis de 1970, vamos encontrar como protagonista do início do livro Joseph, o volátil mecânico da Vaillante, que é convencido a viajar para a América em busca de rabanetes do tamanho de um punho. Joseph terá também oportunidade de usufruir e expressar as suas apetências para cowboy.

Joseph Rénier é um personagem engraçado dos primeiros álbuns da coleção Michel Vaillant, uma presença bem notada quando o mecânico individual tinha uma importância relevante, mas com a substituição desse elemento pelas equipas de mecânicos, vai desaparecendo. A reforma aparece e Joseph deixa a "ferrugem" para se tornar no motorista de Elisabeth, a mãe Vaillant. Viria mais tarde a reaparecer nas boxes, em jeito de motivador, no álbum Série Negra, quando Michel mais precisou.

O título deste livro deveria ser "A Primeira Traição de Steve Warson". É notório a recorrência de assuntos por parte de Graton ao longo dos 70 livros que produziu. Steve é o melhor amigo de Michel, mas ao longo da série vira a casaca algumas vezes. Este assunto será "repetido", por diferentes razões é certo, nos álbuns "A Derrota de Steve Warson", "Une Histoire de Fous" e "A Prova".

Após o início centrado na viagem para América e sua adaptação por parte dos nosso heróis, a segunda parte do álbum aborda finalmente as provas automobilísticas. Como aperitivo temos uma corrida no circuito de Fort Worth mas é então que nos é apresentado o cenário perfeito, a reedição da famosa Carrera Panamericana, um prova que se correu entre 1950 e 1954, considerada a prova mais perigosa do mundo à época.

É o ambiente ideal para se desenrolar o drama da traição de Steve. Bob Cramer está também de volta e uma vez mais preocupado em anular os Vaillante do que a obter sucesso pessoal.

É uma obra sólida, interessante, no topo das primeiras obras. Um bom equilíbrio entre as corridas de automóveis e uma história de espionagem. O desenho também está mais consistente e Michel já parece mais claro e característico.

Nota (escala 1 a 10): 7,5
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário