domingo, 10 de agosto de 2014

O Regresso de Steve Warson

















Título Original: Le Retour de Steve Warson
Autor: Jean Graton
Editora: Asa/Público
Páginas: 64

Colecção: Michel Vaillant nº9
ISBN: 9789892326016
 
Sinopse:
Steve Warson, o grande amigo de Michel Vaillant, é dado como desaparecido após a Carrera Panamericana e nunca mais dá sinal de vida. Todas as buscas se revelam infrutíferas até que, durante um jantar com membros da equipa, Michel recebe um pedido de ajuda do desaparecido e parte imediatamente em seu socorro.
O seu destino é o porto de Amesterdão, na Holanda. Uma vez aí chegado, Michel Vaillant rapidamente veste a pele de um habitante local e percorre os cais da cidade de uma ponta à outra, acabando por se defrontar com uma quadrilha da pior espécie...

Opinião:
O Regresso de Steve Warson é mais um álbum de Michel Vaillant do tipo acção/espionagem no qual o desporto automóvel não entra.

Nono episódio da colecção Michel Vaillant é como álbum, inédito no nosso país tendo sido originalmente editado na revista Tintin em 1963.
 
Neste livro encontramos Michel na tentativa de descobrir o paradeiro e a salvar o seu amigo Steve. Steve esse, que se encontra deparecido desde que decidiu abandonar a competição após a traição aos Vaillant, no sexto álbum, em plena Carrera Panamericana.
 
A história inicia-se em Washington onde Michel procura ajuda no FBI com, o amigo de Steve, Eddie McGrath. Este acaba por revelar que Steve se encontra a trabalhar para a agência Norte Americana mas que perdeu o seu rasto.
 
Quando Michel retorna a casa e se encontra com os rapazes da academia (ver "O 8º Piloto editado pelo Público/Asa em 2009) para jantar, recebe uma chamada de pedido de socorro da parte de Steve. Michel é assim levado à cinzenta e chuvosa, pelas palavras do autor, capital Holandesa, Amesterdão.
 
O álbum, dentro do estilo é interessante, mas não me parece que o tema seja a especialidade de Jean Graton. Faltam os carros e as corridas. Para acção e espionagem compro Blake e Mortimer.
 
Quanto a personagens temos Michel, Steve e Yves Douleac, o pequeno Marselhês que ganha cada vez mais importância. De resto para além do agente Eddie McGrath aparecem duas novas personagens femininas, Adinda e Hubertine, mas que não terão relevância na série daqui para a frente. Steve aparece-nos de barba crescida e só o voltaremos a ver assim, como Arrow Stevens em "O Desconhecido das 1000 Pistas" após mais uma vez ter traído os Vaillant.


Como curiosidade deste livro temos Michel e Yves perto de "A Ronda da Noite" de Rembrandt.

Nota (escala 1 a 10): 6
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário