segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Legião

















Autor: Simon Scarrow
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 365
ISBN: 9789896374402
Série: Eagle Series nº 10


Sinopse:
Nunca um romance sobre Roma teve tanta violência e intriga.                                  

Cato e Macro, dois soldados das legiões romanas, têm servido a causa dos Imperadores por todo o Império, desde a Bretanha até à Ilha de Creta, e enfrentam agora o caos que ameaça o Egipto. O gladiador rebelde Ajax procura vingança pela morte do seu pai às mãos de Cato e Macro. Os seus homens têm-se disfarçado de soldados romanos e atacado bases navais, navios mercantes e cidades. Cato e Macro são encarregues da tarefa de perseguir o guerreiro renegado antes que percam o controlo da situação no território. Decidem juntar forças à Terceira Legião na esperança de destruir o seu inimigo no campo de batalha, mas o astuto gladiador colocou outros planos em movimento…

Uma história de vingança, traição e morte, Legião leva-nos numa grande jornada pelo rio Nilo acima no momento em que o Império Romano enfrenta um novo perigo. Conseguirão Cato e Macro resistir à brutalidade dos seus inimigos?
 
Opinião:
Legião começa praticamente onde Gladiador termina. Cato e Macro encontram-se do outro lado do Mediterrâneo, dentro de dois navios romanos à caça do barco com o qual Ajax e os restantes rebeldes semeiam o terror na costa Egípcia.
 
Os papeis dos personagens principais desta série invertem-se. Cato que no início não é mais do que um aprendiz fisicamente pouca apto para as legiões, demonstra ao longo da série que isso não passa de aparência e vai subindo a passos largos na carreira militar. Aqui, encontramos Cato como Prefeito Interino, passando a ser superior de Macro que se mantém Centurião. É curiosa a inversão de papeis pois Macro é muito mais experiente e melhor soldado mas Cato é muito mais cerebral e relevante politicamente. Macro chegou ao topo da sua carreira enquanto Cato ainda estará no começo.
 
Veremos como a série irá avançar, mas imagino Cato a evoluir para o Senado e possivelmente a ter com Macro um papel muito importante na ascensão de Vespasiano a Imperador no ano 69, por morte de Vitélio o anterior Imperador, responsável num dos livros anteriores pela morte de Lavinia o seu primeiro amor.
 
Voltando a Legião, este é para mim um dos melhores livros da série e voltou-me a dar um prazer especial de ler ao nível do que obtive dos livros da Campanha Britânica. Legião está bem apimentado com um pouco de tudo. Os heróis continuam a cultivar a empatia que criam com os leitores e neste livro não estão sós. Ajax, na sua terceira participação na série é o vilão perfeito, um inimigo extremamente bem criado e um personagem que gera uma panóplia de sentimentos no leitor. Mais uma vez questionamo-nos se os papeis não estarão trocados e não será ele o herói, mas Ajax é brutal, um verdadeiro sanguinário movido pela vingança o que o torna aos olhos do leitor um verdadeiro vilão que no fim só queremos ver derrotado.
 
Ajax cria momentos extremamente interessantes, desde as suas constantes fugas, à loucura, gerada pela vingança, na forma como conduz o seu exército de seguidores e aquele que é um dos meus momentos favoritos do livro, quando Ajax tenta, que o Príncipe Núbio aceite a sua ajuda na guerra contra os Romanos.
 
Para além de Ajax temos outro personagem de uma grande relevância, que aos poucos se vai manifestando, um espião. Este personagem, a sua identidade e aquilo que provoca ao longo do livro, irá certamente criar, no futuro, momentos de angústia nos heróis bem como pesar na consciência de Cato.
 
Neste livro o leitor pode contar com o que espera, muita acção, descrições gráficas das batalhas e dos resultados dos combates, os quais me pareceram ainda mais detalhados que em livros anteriores. Mas o que notei também foi um retrocesso ao nível do humor, menos presente nesta obra do que em anteriores.
 
Em resumo, um livro ao nível do esperado para esta série, mas com um incremento na qualidade que o coloca ao nível dos melhores.
 
Nota (escala 1 a 10): 8
TheKhan

2 comentários:

  1. Olá,

    Bem li vários livros desta serie mas este não li e penso ter apanhado aqui alguns spoilers, mas quem sabe a história de Roma, sabe que Vitélio e Vespasiano chegam a Imperadores, mas quem já leu estes livros sabe o que tem para dar e penso que temos aqui mais umas boas aventuras destas duas personagens, tornando-se Cato cada vez mais poderoso.

    Fiquei com vontade de voltar a ler estes livros ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Fiacha,

    Pois é, faço um esforço para deixar spoilers de lado mas escapou-me algo que realmente faz parte da história do segundo livro da série.

    Quanto ao autor e à série em si, é uma leitura segura desde que se goste de romances históricos. É sem dúvida uma das minhas séries favoritas.

    Abraço.

    ResponderEliminar