sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Os Cavaleiros de Königsfeld

















Título Original: Les Chevaliers de Königsfeld
Autor: Jean Graton
Editora: Asa/Público
Páginas: 64

Colecção: Michel Vaillant nº12
ISBN: 9789892326030
Sinopse:

Vai disputar-se o Grande Prémio da Alemanha e, um a um, todos os concorrentes se encontram no famoso circuito de Nürburgring. Steve Warson e Michel Vaillant, juntamente com a restante elite mundial dos pilotos de competição, estão hospedados no castelo de Königsfeld a convite de Herr Doktor Spangenberg, grande aficionado do automobilismo desportivo.

Um dos pilotos, Olaf, desaparece durante a noite sem deixar qualquer rasto. Depois é a vez de Karel van Ham, que desaparece durante as voltas de treino deixando o seu carro vazio no meio do circuito.


Opinião:
Após "O Regresso de Steve Warson" as edições do Público saltam dois livros da coleção original para publicarem o 12º álbum, "Os Cavaleiros de Königsfeld", álbum esse que foi primeiramente editado em Portugal pela Livraria Bertrand em 1973.

Encontramo-nos em pleno fim de semana de Grande Prémio da Alemanha no mítico Nordschleife. Michel, Steve retomaram a sua carreira na Fórmula 1 e em conjunto com outros 5 pilotos são convidados a ficarem hospedados no Castelo de Königsfeld, propriedade do Doktor Spangenberg.

Neste álbum é nos introduzida Gabriele a filha do Dr. Spangenberg que, curiosamente vai namoriscando ao longo da história com Michel. Possivelmente Graton por esta altura ainda não tinha decidido juntar Michel e Françoise. Gabriele que não ficando com Michel, será ao longo da série a companheira de Yves Douleac.

A história, claro que sendo passada num castelo aproveita todo o ambiente de suspense que estes locais criam. Juntando o ambiente a uma lenda de cavaleiros, temos o argumento para um livro interessante.

Os pilotos vão desaparecendo um a um quando o descendente de Königsfeld vai tentando vingar o seu antepassado, no intuito de derrotar 7 "cavaleiros do asfalto" impedindo-os de participar no Grande Prémio da Alemanha.

O livro terá a sua continuação numa história curta "Regresso a Königsfeld", editado no Almanaque Tintin #8 e em francês posteriormente no Palmarès Inédite "Retour à Königsfeld" de 2000, onde também se encontra a história "Affaire a Suivre" onde finalmente Gabriele e Yves se conhecem e se começa a deliniar a sua ligação.

Curiosidades:
- O Castelo de Königsfeld, principal palco deste álbum é criado à imagem do Castelo de Abenberg onde poderão encontrar o Hotel Burg Abenberg de quatro estrelas.
- O piloto Italiano Dino Falconeti é visto neste livro ao volante de uma viatura algo misteriosa ou no mínimo pouco conhecida (viatura branca na foto do castelo). Para os curiosos o carro trata-se de um Serenissima 308V GT.


Nota (escala 1 a 10): 7
TheKhan



Sem comentários:

Enviar um comentário