quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Prémios Darwin - A Evolução em Acção

















Autor: Wendy Northcutt
Editora: Replicação
Páginas: 215
ISBN: 9789727312665

Sinopse:
Os Prémios Darwin são homenagens póstumas a indivíduos que por terem cometido actos de uma estupidez imensa se auto-excluíram da nossa espécie ou ficaram impedidos de passar os seus genes a novas gerações, o que comprovadamente em nada as beneficiaria.
A ideia partiu de uma jovem estudante de biologia molecular, Wendy Northcutt: "O princípio fundamental dos Prémios Darwin consiste na celebração da auto-exclusão da raça humana do material geneticamente incompetente. Assim, o potencial vencedor deve morrer ou, pelo menos, ficar incapaz de se reproduzir." Partindo deste princípio e firmemente ancorado à teoria evolucionista de Darwin, Northcutt começou a pesquisar, a recolher factos reais de pessoas que haviam morrido por pura estupidez e criou um site onde são anualmente divulgados os prémios atribuídos. Depois vieram os livros... 


Opinião:
Mantendo a coerência de comentar todo o livro que vamos lendo, deixo aqui uma pequena menção a este livro que fui pegando, para ir lendo algumas páginas, durante os últimos 5 meses.
 
Este é um livro que deve ser lido espaçadamente aliás, como é indicado no aviso dado a quem ler as suas histórias. São histórias que devido à tamanha estupidez dos seus intervenientes têm graça quando lido aos poucos, mas que quando consumido em catadupa criam bocejos.

"A Evolução em Acção" é um dos 6 livros escritos por Wendy Northcutt, mas é o único editado em Portugal. A autora é a responsável pelo site Darwin Awards que merece certamente uma vista de olhos, e do qual compilou alguns das mais interessantes histórias em livro.

A estupidez do ser humano é inesgotável, e neste livro entre relatos reais e mitos urbanos, temos casos verdadeiramente surreais e hilariantes. Sim, isto é humor negro no seu mais puro estado.

Para os adeptos da série "1000 formas de morrer" do Canal Odisseia, é um livro a ler. Na verdade esta série não é mais do que ficcionar estas histórias para um formato televisivo.

Aqui encontramos de tudo, gente que acha que um isqueiro aceso é o ideal para ver se um deposito de combustível tem gasolina, o tipo que decidiu jogar à roleta russa com uma pistola semi-automática ou o outro que no Zoo resolveu colocar uma coroa de flores no pescoço de um tigre. O senso comum não impera nesta gente, e o resultado da sua estupidez ou se preferirem imprudência ou mesmo impulsividade, tem sempre resultados desastrosos, acabando sempre na morte ou na impossibilidade de reprodução dos intervenientes.

Humor negro ou morbidez, a verdade é que estas histórias, sejam reais ou lendas entretêm, mas claro que não produzem nenhuma obra prima.

Nota (escala 1 a 10): 5
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário