sexta-feira, 17 de abril de 2015

À Boleia pela Galáxia

















Autor: Douglas Adams
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 190
ISBN: 9789728839130
Série: The Hitchhiker's Guide to the Galaxy nº 1 de 5

 
Sinopse:
Segundos antes da Terra ser destruída para dar lugar a uma auto-estrada intergaláctica, o jovem Arthur Dente é salvo pelo seu amigo Ford Prefect, um alienígena disfarçado de actor desempregado. Juntos, viajam pelo espaço na companhia do presidente da galáxia (ex-hippie, com 2 cabeças e 3 braços), Marvin (robot paranóico com depressão aguda), e Veet Voojagig (antigo estudante obcecado com todas as canetas que comprou ao longo dos anos).
Onde estão essas canetas? Porque nascemos? Porque morremos? Porque passamos tanto tempo entre as duas coisas a usar relógios digitais? Se quer obter estas respostas, estique o polegar e apanhe uma boleia pela galáxia.
 
Opinião:
Definitivamente o género literário Comédia não é para mim.
 
Este é um livro altamente aclamado, faz parte das 1000 obras que todos deveriam ler pelo The Guardian, ficou classificado em 4º no "Big Read" um estudo feito pela BBC na tentativa de procurar a obra mais apreciada pelos leitores Britânicos, entre outras distinções.
 
Mas aqui o que fica é a minha opinião, e a verdade é que eu não gostei do livro. Não gostei, e apesar de me ter obrigado a ler com alguma rapidez, estive muitas vezes tentado a devolve-lo à estante antes de acabar.
 
Acredito que pelo seu estilo seja uma obra que ou se adora ou se odeia e eu devo estar em minoria. Na verdade, ao contrário da BD onde aprecio bastante a comédia, neste tipo de livros tem sido recorrente, que por mais que tente é raro que me consigam fazer rir. Não que eu seja sisudo e contra uma boa gargalhada, quem me conhece sabe que sou o oposto.
 
Assim e já estando a dar explicações a mais, e ao contrário de outros livros de comédia que já li e comentei por aqui e que se de uma forma geral não me agradaram muito, todos tiverem momentos que me fizeram rir. Esse é o grande problema de "À Boleia pela Galáxia" é que não houve um único momento em que tivesse vontade de rir.
 
A verdade é que li este livro por aconselhamento, não porque a sinopse me tenha interessado minimamente, aliás olhando agora para ela, sinceramente não me interessa obter aquelas respostas, por isso nunca o deveria ter lido.
 
Mas, tenho de admitir que é uma obra inteligente, nota-se que há muito talento no autor e que deve ser perfeitamente hilariante para determinadas pessoas. Mas não se coaduna com o meu sentido de humor por isso foi tempo e dinheiro perdido, mas juro que desta vez aprendi uma lição.
 
O segundo livro desta série, "O Restaurante no Fim do Universo" está na estante ao lado deste..........
 
Nota (escala 1 a 10): 3
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário