quarta-feira, 27 de maio de 2015

O Médico e o Monstro


















Título Alternativo: O Estranho Caso de Dr. Jekill e Mr. Hyde
Autor: Robert Louis Stevenson
Editora: Europa-América
Páginas: 149
ISBN: 972-1-01401-X


Sinopse:
Nesta inquietante história do médico e do monstro, que tem como pano de fundo as investigações do advogado londrino Utterson ao enigmático relacionamento entre o respeitado Dr. Jekyll e o repugnante Sr. Hyde, Stevenson explora temas que lhe eram muito caros, como o da ambiguidade moral, da dualidade da natureza humana e do conflito entre o bem e o mal.


Opinião:
Quem nunca ouviu falar de Dr. Jekill e Mr. Hyde? Poucos certamente. Mais certamente por terem visto alguma adaptação da história ao cinema ou televisão do que pela obra literária mas quantas não são as vezes que alguém se refere a estas personagens quando analise o comportamento de pessoas reais.

Esse é o grande problema destes clássicos da era vitoriana. Um leitor quando lhe pega muito provavelmente já conhece uma boa parte do seu argumento e uma obra destas, um clássico do terror gótico, perde muito não havendo o suspense que a sua narrativa deveria manter.

Foi o que me aconteceu na sua leitura, no fundo apenas alimentei a curiosidade de saber como a história original foi escrita.

O livro é bastante pequeno, composto por um número muito limitado de personagens e é de leitura muito fácil. Acredito que alguém sem dificuldade o consiga ler num dia só.

A história é-nos contada por Utterson, o advogado e amigo do Dr. Jekill e explora o comportamento do ser humano, o quebrar de barreiras morais, o prazer de explorar o proibido e a possibilidade de fuga à responsabilidade dos seus actos.

Em suma é um livro de leitura obrigatória essencialmente pelo seu valor cultural. Pena é não termos a possibilidade de o ler sem já conhecermos a sua história.

Nota (escala 1 a 10): 7
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário