segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Morte na Formula 1

















Autor:Alistair MacLean
Editora: Europa-América
Páginas: 150
Livros de Bolso nº 447


Sinopse:
Que Harlow fora directamente responsavel pela morte de Jethou era um facto incontestável. Mas Harlow, com onze Grandes Prémios conquistados em dezassete meses, era, por definição e pelo seu palmarés, o melhor piloto do mundo e simplesmente ninguém vai inculpar o melhor piloto do mundo. Não é coisa que se faça. Todo trágico acontecimento foi atribuído a um acto de Deus e a cortina discretamente descida para indicar o fim do acto.
Mas Johnny Harlow sabia que a tragédia não fora acidental.
À semelhança de um felino na escuridão, silencioso, furtivo, implacável, Harlow desenvolve uma perigosa investigação, que o conduzirá, a ele ao leitor, a uma espantosa revelação.


Opinião:
Um pequeno livro de bolso que descobri pela curiosidade de ver a lista de livros publicados pela Europa-América nesta colecção. Comprei-o pelo título, pois como já devem ter entendido tenho um gosto especial pelos temas automobilísticos. O engraçado é que o comprei porque o título em Português nada tem a haver com o original que não me teria chamado à atenção certamente, "The Way to Dusty Death".
 
O autor, Alistair MacLean, é mais conhecido pelo clássico "Os Canhões de Navarone", livro para adquirir e ler um dia mais tarde. Quanto a este "Morte na Formula 1" não há muito a dizer, é um livro curto de rápida leitura, muito muito levezinho, bom para colocar nas mãos de um adolescente que está na fase em que os livros são uma "ganda seca".
 
Este livro produz um bom nível de entretenimento, repleto de personagens estereotipadas, tem um argumento muito "hollywoodesco", ao jeito de um James Bond. Johnny Harlow é um típico anti-herói, colocado num pedestal pelos seus atributos como piloto, cai em desgraça quando se vê envolvido num acidente que termina na morte de um concorrente, o aparente relacionamento com o álcool acaba por vincar ainda mais esse estereótipo. À volta do personagem principal temos a mulher bonita que é apaixonada pelo protagonista, e os maus da fita que são implacáveis.
 
É uma obra interessante para os amantes de automóveis, apesar dos conhecedores do desporto automóvel facilmente detectarão alguns erros ou irrealidades, e para quem gosta de livros com uma boa dose de acção. O mundo da Fórmula 1 é a base para o argumento, mas a acção desenrola-se na sua grande maioria fora das pistas. É uma obra escrita por um autor de livros de acção que gosta de automóveis e não de um autor de livros de automóveis que gosta de acção.
 
Nota (escala 1 a 10): 7
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário