terça-feira, 10 de novembro de 2015

O Triunfo dos Porcos

















Autor: George Orwell
Editora: Europa-América
Páginas: 125
ISBN: 9721040983


Sinopse:
Publicado pela primeira vez em 1945, O Triunfo dos Porcos transformou-se na clássica fábula política deste século. Acrescentando-lhe a sua marca pessoal de mordacidade e perspicácia, George Orwell relata a história de uma revolução entre os animais de uma quinta e o modo como o idealismo foi traído pelo poder, pela corrupção e pela mentira. 


Opinião:
Peguei novamente nesta obra depois de a ter emprestado a um amigo e ele me ter aberto o apetite para a voltar a ler. A primeira vez que o li foi há 10 anos atrás e desde aí que o aconselho a toda a gente.

Após a segunda leitura continuo a achar brilhante, a única diferença é que tendo consciência de como a história iria evoluir o que claro limita o prazer que tiramos de um livro.

"O Triunfo dos Porcos" ou "A Quinta dos Animais" títulos utilizados em duas traduções para Português de "Animal Farm" de George Orwell é uma pequena fábula que satiriza o totalitarismo de uma forma suave usando os amimais de uma quinta em vez de humanos.

O livro foi escrito do final de 1943 ao início de 1944, quando os Ingleses estavam em aliança com a União Soviética e de uma certa forma acaba por reflectir a revolução Russa de 1917 e a era de Joseph Staline como lider da União Sovietica.

O mais fabuloso deste livro é que os animais, enquanto nos vão sendo apresentados aos poucos, nos vão fazendo lembrar variadíssimos estereótipos humanos bem como também dessa categoria tão peculiar, os políticos. Temos de tudo, o velho rezingão que sabe um pouco mais que os outros, o musculado trabalhador e esforçado, a beldade que só se preocupa com futilidades, o profeta e depois claro, o ditador, o opositor, o ministro da propaganda, os guarda costas e o povo desgraçado que é sempre entalado.

Resumindo, porque o livro não é muito longo e merece ser lido sem ideias pré-concebidas, o que tenho a dizer é que é uma verdadeira obra prima. É uma distopia bastante original, na facilidade de leitura que proporciona e é aconselhável a todo o público em geral. No fundo é a versão juvenil da distopia de Orwell enquanto "1984" é a versão para adultos.

Leiam, não se vão arrepender.

Nota (escala 1 a 10): 8,5
TheKhan

Sem comentários:

Enviar um comentário